segunda-feira, 18 de abril de 2011

você precisa de alguma coisa?

Eu não consigo levar a Bélgica a sério, porque é tão perto daqui ...que sempre penso que é uma extensão pobre da Holanda, mas sempre me surpreendo.

Dessa vez decidi ir pra Bruxelas, a cidade do TINTINNNN!

Lidia dormiu aqui em casa para irmos juntas no sábado pra Bruxelas, acordamos cedo, eu tomei banho, EU TOMEI BANHO E ATÉ LAVEI O CABELO de manhã, 06h45. É o fim dos tempos. O belbus bonito atrasou, perdemos o ônibus e conseqüentemente perdemos o trem pra Bélgica, só tivemos que esperar mais 1 hora na estação, tranKS. Depois de uma hora, pegamos o trem e foi tudo lindo, viajar de trem é muito legal, me amarro. Chegamos na estação de Bruxelas e tinha que achar a Ana, mas cadê que o celular funcionava? Ainda bem que a menina é esperta e ficou bem na central da Central de Bruxelas (haha que engraçado..não) e encontramos com ela sem ajuda da tecnologia. Só faltava encontrar o cara do couchsurfing, o nome do menino era : Tanguy. Eu só lembrava que ele era loiro, olhos azuis.

Nossa, que pessoa de beleza diferente.

Ele não atendia o celular, não recebia mensagem, todo mundo começou a ficar tenso em pensar no hotel que a gente reservou 30 euros a noite (ai dor). Tinha um cara na estação que parecia ele e começou a rolar maior suspense.. é ele? não? será? vai lá falar com ele! Depois de ficar seguindo o menino na estação e ele ficar com medo da gente, descobrimos que ele estava esperando os pais...que feio. Desencanamos e fomos andar pela cidade já, depois de 1 hora por aí, o TanGAI manda uma mensagem, que alívio, ein? Encontramos com o Tangai, deixamos a mochila na casa dele e partimos para o turismo. Fomos no museu de quadrinhos! RÁ!





A única coisa chata é que tudo tá em francês, e dessa língua eu não manjo. Muito muito muito legal ver como foi tudo criado, fui lááá na minha infância e voltei. O museu é bem grande e famoso, no caminho do museu tem umas estátuas gigantes dos personagens de quadrinhos da Bélgica, bem interessante. Você encontra paredes pintadas no centro da cidade com o personagem também. Bélgica é bem diferente da Holanda, a rua é suja, os muros pixados, é até legal ver essas paradas diferentes depois de um tempo que você convive com casas da mesma cor e nem um chiclete jogado no chão. Eu estava caindo de fome (oi novidade?) e o Tangai nos levou pra comer WAAAAAAFFLEEEEE com chocolate, gente, que vontade de chorar só de pensar que não tem isso no Brasil! Depois desse prato, achamos digno comer ESCARGOT. Normal, por que não? Vamos lá.

Tava tudo bem. NÃO.
Vimos o menino que faz xixi sem parar e fomos andar pra Grand Place, que é onde tem os prédios famosos de Bruxelas, com as estátuas que apontam uma pra outra, achei genial! Estávamos lá conversando de boa, todo mundo falando português, porque o Tangai também sabe falar português (que língua aquele menino não fala mano), quando 2 caras param do nada e perguntam em português meio da Angola:

- Brasileira?
- Sim (simpática e sorrindo)
- Você conhece a favela?
- Erh...sei. (tensa)
- Você tá precisando de algo?
- Não menino, obrigada. (poxa, que galera generosa né)
- Eu não vou fazer nada com você, mas você tá precisando de alguma coisa?
- Erh..tudo bem, mas não tô precisando de nada.
- Mas você já foi na favela?
- Graças a Deus não..MAS POR QUE?!
- Você tá precisando de algo?
- NÃO!
- Nem da branca?
- Como?
- BRANCA..
- NÃO, SAI DAÍ!

Enfim, depois de sacar que não era farinha branca que ele tava tentando me oferecer e nem ajuda, eu fiquei meio triste. Essa é a fama do brasileiro na Bélgica? Porque assim que respondi que era do Brasil, ele começou o papo estranho. Fiquei com raiva também, porque só eu respondia e o resto do povo com cara de interrogação do meu lado, e o belga não entendendo nada também, ah..não curti isso, me senti mal. Mas ok, depois desse momento tenso a gente foi curtir a beleza.




Olha que legal, dá pra dividir um pouco da beleza com vocês :) Perceba o TanGAI se apresentando, falando o nome dele, eu sempre pensei que fosse TanGAI.
Depois desse momento bonito, fomos ao que interessa: PATATASFRITASDABÉLGICA!



Só que tem toda uma parada pra pedir a batata frita, o belga nos levou em um dos lugares mais famosos, e falou : olha, pede o tamanho da batata E depois avisa o molho que quer, depois disso você fala o refrigerante, porque se você falar tudo de uma vez o cara fica com raiva e te trata mal.

Oi?

A dúvida é a seguinte: ele não consegue pensar rápido? Se falar tudo de uma vez, ele tem um treco e morre? Jamais peça batata frita tamanho MÉDIO, sempre ou pequeno ou grande. Pessoa indecisas, vocês não podem ir nesse lugar. Vale muito a pena, essa batata é genial. Muito boa mesmo!
Enquanto todos estavam comendo a batata, começamos a conversar sobre a vida e eu falando sobre o meu dilema de parecer indiana, todos rindo, comentando, mudamos o assunto pra futebol ou sei lá, quando chega um menino que tava jogando futebol com os amigos na praça, para na minha frente e pergunta em português:

- Indiana falando português?

Enquanto todos riam desse momento hilário, eu só fiquei com cara de "queria poder matar crianças".
Isso não tá mais sendo engraçado.
Depois das batatas, fomos andar pela cidade até chegar na área universitária que é onde tem uns barzinhos legais. Olha, não tem pra ninguém, a cerveja belga é TUDO DE BOM NESSE MUNDO. Eu provei uma de pêssego que CARAMBOLAS, muito nhami. Fico com vontade de chorar também, porque não vou ter isso quando voltar pro Brasil, a minha vida aqui tá se resumindo em despedidas, fico triste até porque não sei quando vou ver a mulher do supermercado de novo.

com azzmiga no bar

É, a gente tava cansada mesmo.

Fomos pra casa, perdemos o bus, teve que rolar uma cooperação pro táxi, colocaram a culpa do azar em mim, mas Bruxelas está no meu coração, gostei muito e recomendo pra você querido turista. Recomendo o meu couch também, um queridão, a mãe dele também foi uma querida! Todo mundo tomou café junto no outro dia, vimos fotos de família, parecia nosso amigo de anos..hahah.

Beijos.




2 comentários:

  1. hey adorei e vou querer esse couch ahaaihauaiaheueiha okay? hehe vc é timaiiix bjo

    ResponderExcluir
  2. seu blog sempre fantástico.
    ficou ótimo com as fotos :)
    adoro seus textos.
    beijooss

    ResponderExcluir