quinta-feira, 7 de abril de 2011

salve o orkut

Uma amiga disse que leu isso e pensou em mim, eu amei o texto e fiz uns comentários meus.




Morar Fora

"Não é apenas aprender uma nova língua. 

Não é apenas caminhar por ruas diferentes ou conhecer pessoas e culturas diversificadas.
Não é apenas o valor do dinheiro que muda.
Não é apenas trabalhar em algo que você nunca faria no seu pais.
Não é apenas conquistar um diploma ou fazer um curso diferente.
Morar fora não é só fazer amigos novos e colecionar fotos diferentes.
Não é apenas ter horarios malucos e ver sua rotina se transformar diariamente.
Não é apenas aprender a se virar, lavar, passar, cozinhar.
Não é apenas comer comidas diferentes. 



É, eu tentei aprender holandês, mas quando me dei conta que não conseguia nem falar "Bom dia" eu desisti de todo o resto, eu entendo bastante, mas não consigo pronunciar, é MUITO tenso. Eu vim pra melhorar o inglês mesmo e fiz um curso doido, na minha classe só tinha 3a idade, mas com certeza não poderia ter sido melhor, pessoas queridas que vou sempre lembrar. Quando cheguei, transformava tudo que comprava em REAL e ficava na depressão, hoje em dia nem lembro mais dessa moeda.
Eu era estagiária em uma empresa de Recursos Humanos, trabalhava na frente de um computador, atendia telefone de 5 em 5 minutos, tinha faculdade toda noite e assim era a minha vida, hoje sou Au Pair, trabalho e moro com meus "chefes", limpo bunda de criança, brinco de futebol, assisto Dora, Bob Esponja tudo em holandês (e ainda acho engraçado), faço artes do cara da Discovery Kids e falo "nossa, acabei de criar". Eu que compro meus shampoooos, cremes, perfumes e faço toda a parte estética no meu rosto (uma vez arranquei toda a pele do meu buço) que tá uma cagada, só Deus sabe o quanto quero voltar pro Brasil e ir ao salão. Jogo todas as minhas roupas na máquina e se der merda a culpa vai ser minha, só minha. Ano passado, coloquei uma camiseta rosa e ela saiu azul (3 camisetas). Eu sou preguiçosa, como pão sempre e nunca cozinhei. Quando cheguei, comi todas as comidas diferentes e ganhei 8kg, ainda continuo comendo porque EU GOSTEI DE TODAS. 
Os amigos que eu fiz aqui, eu digo que se não for pra sempre, vão ficar marcados pra sempre.
É muito gostoso fazer amigos todos os dias, conversar com pessoas diferentes todos os dias ou viagens, várias histórias interessantes, triste é não ter noção quando vai encontra-las novamente.


Não é apenas não ter que dar satisfações e ser dono do seu nariz. 
Não é apenas amar o novo, as mudanças e tambem sentir saudades de pessoas queridas e algumas coisas do seu país.
Não é apenas a distância.
Não são apenas as novidades. 
Não é apenas uma nova vista ao abrir a janela. 



Eu trabalho desde sempre na minha vida (ai os tempos de roça..) então mesmo que ganhasse pouco, nunca fui de pedir dinheiro pra minha mãe, pagava minhas contas e faculdade, mas morava no mesmo teto que o dela, então ela que mandava em mim. Cheguei aqui e como todo mundo sabe, se acostumar com coisa boa é SUPER fácil, mas foi meio difícil no começo pelo fato que cada situação escrota que eu passava eu queria ligar pra minha mãe pra pedir orientação, mas ligar é caro, eu sou pobre, ENTÃO é mais fácil resolver a parada sozinha, e desde então tem funcionado. Sair na sexta e voltar no domingo e não ter que falar o que fez, com quem, onde dormiu, quem te deu carona, comeu o que, bebeu ou não ..é sensacional. Mas não ter alguém pra abrir a porta do seu quarto e falar um "Boa noite bequinha", tomar café junto, ouvir sua irmã falando uma palavra nova, ligar para os amigos pra saber o que vai rolar de noite, conhecer as pessoas e poder ABRAÇAR ao invés de dar apertos de mão, telefonemas diários do seu pai.. é um tanto tenso, mas infelizmente/felizmente você se acostuma.

Morar fora é se conhecer muito mais. 


MUITO mais. (você acha que se conhece, mas não sabe da metade)

É amadurecer e ver um mundo de possibilidades a sua frente
É ver que é possivel sim, fazer tudo aquilo que você sempre sonhou e que parecia tão surreal.
É perceber que o mundo está na sua cara e você pode sim, conhece-lo inteiro. 



Eu sempre fui de imaginar muitas coisas, sabe aquela música do Cidade Negra "pensamento"? Tem uma parte "Eu ganho o mundo sem sair do lugar", é a minha cara! Eu super me imaginava andando nas ruas da Europa com uma mochila nas costas, mas sempre achava a coisa mais impossível do universo! Quando eu resolvi agir e fazer as coisas acontecerem a coisa fluiu! Agora eu estou aqui, sentada na minha escrivaninha (?) no meu quarto na Holanda. Juro pra vocês que sinto que posso dominar o mundo amanhã. Me pego de bobeira olhando as fotos das minhas viagens e não consigo acreditar que já fui em tantos lugares, vivi um tanto de experiência, aprendi um tanto de coisa. E que não hesito em pegar meu guia, abri na página do país que eu quero ir e falar: Eu vou.


É ver seus objetivos mudarem. 
É mudar de idéia.
É colocar em prática.


Eu queria ser mochileira e morar cada mês em um lugar diferente, mas já estou aprendendo a ser mais realista, NÃO SE PREOCUPEM! Como eu vi que não sou uma loser como costumava pensar, meu objetivo é: estudar que nem um cavalo, estudar mais e ir morar em Londres. (não vale rir).


É colocar em prática.


Inglês eu já consigo falar, 3 anos de faculdade : TÔ CHEGANDO!


É ter que mudar sua cabeça todos os dias.
É deixar de lado as coisas pequenas.
É saber tampar o seu ouvido.
É se valorizar. 



Quem nunca pensou em desistir depois de 1 mês comendo pão no almoço e aturando europeu que jogue a primeira pedra. Quem nunca ouviu merda de host family e correu pro quarto e ficou na merda que jogue a primeira pedra. Quem já ouviu merda de host family e 5 segundos depois nem lembrava mais o que tinha ouvido porque você é melhor que isso, VIBRE.  Com certeza, as 4 coisas mais importantes que eu aprendi aqui e que vão me servir pra todos os setores da minha vida.


É ver sua mente se abrir muito mais, em todos os momentos.
É se ver aberto para a vida.
É não ter medo de arriscar. 



Minha mente se abre todo dia, toda hora, isso é MUITO verdade. Vim cheia de preconceito com muita coisa e falo com todo coração, vou voltar sem nenhum. 


É colocar toda a sua fé em prática.
É ter fé.
É aceitar desafios constantes.



É ter fé todos os dias, que tudo que você tá passando VAI VALER A PENA. Nada é em vão, e nada vem fácil. Já ficar pensando no próximo intercâmbio e super animada.


É querer voltar e não conseguir se imaginar no mesmo lugar.


É colocar a cabeça no travesseiro e sorrir porque só falta 2 meses e uns dias pra você voltar pra casa, abraçar toda a sua família e dormir na sua cama, mas ao mesmo tempo pensar que muita coisa mudou em 1 ano, inclusive você.


Morar em outros país é se surpreender com você mesma."




...















4 comentários:

  1. Lembrei de quando vc me chamou pra conversar na pastelaria, morta de preocupada sobre uma coisa que vc tinha feito...
    Acho que um exemplo de toda essa mudança é que agora vc deve ver aquela situação de olhos completamente diferentes neh?!?!

    Parabens minha jeguinha favorita...
    volta logo pra ca que eu to com saudade
    =***

    ResponderExcluir
  2. vcoê é linda! e eu não retiro ou acrescento uma palavra. :)

    ResponderExcluir
  3. estarei passando por tudo isso em breve... e mal posso esperar! :)

    ResponderExcluir